quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Relato da prática docente


RELATO DA PRÁTICA DOCENTE
Memórias literárias
Construindo e reconstruindo saberes
   Sou professora, e nessa Olimpíada de Língua Portuguesa, consegui com que meu aluno fizesse uma viagem no mundo da imaginação de outras pessoas, conhecendo suas histórias, e assim, fazendo uma ponte entre o passado e o presente. Isso só pode acontecer através do gênero textual, “entrevista”. Antes mesmo de realiza-la, os educandos já tinham escolhido a quem iam entrevistar.
   Na ocasião, vamos relatar um pouco como foi desenvolvida a sequência didática sobre o gênero Memórias Literárias em suas oficinas, nas quais vou me dedicar em falar acerca das aulas práticas na construção dos conhecimentos. Após apresentar o que íamos trabalhar no decorrer das oficinas, as turmas do 6º e 7º anos ficaram surpresos porque nunca tinham ouvido falar do gênero “Memórias Literárias”. Alguns deles, logo no início pensaram que não iam conseguir, pois achavam difícil fazer a transição do gênero relatos de memórias para Memórias Literárias. Mas com o desenvolvimento das oficinas fomos trabalhando essas dificuldades. Então, para que a turma compreendesse melhor, pesquisei dois outros gêneros que foram a biografia e a autobiografia com intuito de mostrar as diferenças entre ambos. Entreguei-lhes um texto de cada gênero e fomos analisar em que pessoa estava escrito cada um. A partir daí eles já compreenderam o que era primeira e terceira pessoa, ou seja, o que os diferenciavam.
   Na oficina seguinte, introduzi a coletânea de textos da Olimpíadas de Língua Portuguesa com o intuito que os alunos percebessem suas semelhanças e diferenças com o texto anterior estudado. Nos textos da coletânea foi observado também as marcas do passado, onde introduzi o modo subjuntivo e os tempos verbais presentes no gênero Memórias Literárias. Foi então que começamos a pesquisa dos verbos no pretérito perfeito e imperfeito. Logo em seguida, identificamos junto aos alunos no contexto em suas análises orais e escritas.
                                              Alunos lendo as coletâneas das Olimpíadas de Língua Portuguesa


   
   Após a conclusão das atividades supracitadas, fomos mais além das oficinas e passamos o filme “Narradores de Javé” para as duas turmas. O objetivo desse vídeo foi mostrar para os estudantes a importância do registro como documento. Logo após o filme, fizemos uma roda de conversa e o que eles aprenderam em relação a história assistida. Teve muitos comentários interessantes.
   Enriquecendo ainda mais nossas oficinas, comecei falando de memórias e dos tipos de memórias, as de longo prazo e de curto prazo. Perguntei oralmente, o que eles lembravam quando criança e logo começaram a pensar e elucidar o que lembravam. Também comparei a memória de curto prazo com um conteúdo que se aprende apenas para fazer avaliações e depois que você termina, se passar um dia e alguém fizer qualquer pergunta a respeito do assunto estudado ninguém lembra a resposta. Já a memória de longo prazo, guarda tudo o que acha que é importante, pois sabe que depois preciso lembrar. As discussões foram muito instigantes e influenciaram para novas descobertas.
   Assim, pedi para que os alunos duas turmas envolvidas no gênero “Memórias Literárias” escrevessem sobre suas recordações. No 6º ano, a temática foi “Um dia que marcou a minha vida”. Eles escolheram escrever uma memória boa e outra ruim. Veja um dos textos abaixo:
       


   Só uma observação: As produções deles são registradas de grafite para juntos fazermos as intervenções, ou seja, as revisões sobre os conhecimentos linguísticos. Faço-as individualmente para depois passarem a limpo com caneta.
    Já a temática do sétimo ano para a produção textual foi: Memórias: A minha infância


                                                                Alunos produzindo o texto Memórias: A minha infância














Mostra de um dos textos produzidos 


   Logo após a construção dos textos, onde escreveram sobre os momentos de suas vidas, mergulhando nas memórias de longo prazo, percebi o celeiro de   histórias maravilhosas que saíram de cada um. Depois aconteceu a hora das intervenções, propondo melhorias para o seu texto, trocando algumas palavras repetidas por sinônimos, e assim por diante. Esses momentos não foram tão fáceis, pois teve alunos que resistiam em fazer essas correções, mas não desisti e fui sempre tentando, até motivar as turmas a fazer a etapa da construção do saber.


                                                                                  Representação das fotografias deles e dos amigos registrando imagens com cenas de memórias
   
   Depois de vários estudos das oficinas e atividades desenvolvidas começamos a organização para a elaboração do gênero textual, entrevista. Estudamos como se organizam as questões e que perguntas inteligentes estimulariam os entrevistadores a fazê-las. As primeiras entrevistas, foram realizadas com familiares dos alunos, os mais idosos, tendo como tema: “Minha infância”.   
  As elaboração das perguntas iam sendo construídas no grupão com a participação de todos. De repente, nasceu o gênero textual organizado por eles que era a entrevista. Algumas indagações que o grupo elaborava nem todas eram aceitas por eles, refutando as menos interessantes.

   Na aula seguinte fizemos a retextualização, analisando juntamente com os educandos os processos realizados de transformação da entrevista em uma memória literária, obedecendo suas características, principalmente sua linguagem com plurissignificação e o uso da conotação, deixando o texto mais florido para quem vai entrar no mundo da imaginação que é a leitura desses belíssimos textos. Além disso, trabalhamos o uso adequado dos sinais de pontuação no texto, observando sua entonação na hora da leitura.




Primeiro texto de Memórias Literárias produzido por eles.

   Agora sim! Os discentes já estavam “prontos” para fazer a segunda entrevista e o segundo texto, dos quais um seria escolhido para concorrer nas Olimpíadas de Língua Portuguesa na escola. Na instituição escolar foram realizadas duas entrevistas. Os alunos do 6º ano entrevistaram Dona Fátima, avó de um aluno da turma, moradora das adjacências da escola e o sétimo optou em entrevistar Hélio Tomaz, nascido na Fazenda Totoró.  Mais uma vez, no grupão foram elaboradas questões baseadas nas primeiras para serem realizadas nas entrevistas. O tema escolhido foi a infância dos entrevistados.
Entrevistas realizadas na escola com pessoas da comunidade


       Entrevistas com Hélio Tomaz                                                                           Entrevista com D. Fátima







   Agora chegou a vez de vencer mais um desafio que é a hora de transformar os registros da entrevista em um texto de Memória Literária. Escrevendo esse gênero na primeira pessoa, organizando as vozes do entrevistado como se fossem eles falando. Lembrando que ao escrever, os verbos devem estar no pretérito perfeito e imperfeito, não esquecendo que o autor dessas memórias quando conta suas histórias faz um elo com o presente.

Hora da intervenção da professora com o aluno
Texto pronto
         









                                              
Texto das memórias literárias classificado na escola, município e estado




   Depois da retextualização, vem a hora da intervenção. Nesse momento, a correção é feita individualmente, é nessa ocasião que as dúvidas são tiradas em relação a paragrafação, pontuação, sequência lógica de pensamentos, se o texto realmente está escrito em primeira pessoa e se o uso dos verbos estão sendo usados nos tempos predominantes do gênero Memórias Literárias, ou seja, se tudo tem coerência e coesão. É um trabalho um pouco árduo, fazer toda essa transição, mas no final quando se vê o resultado satisfatório em relação a aprendizagem é que percebemos que valeu apena todos os esforços percorrido durante as Olimpíada de Língua Portuguesa.
   No decorrer das oficinas, aconteceram muitos aprendizados, deu para observar essa evolução durante as leituras e produções textuais na hora das intervenções quando a gente percebia um aluno ajudando o outro na reescrita da sua produção. Dava para perceber o prazer que os estudantes sentiam ao realizar as oficinas dessa sequência didática. E como diz Vygotsky (1980), “o conhecimento pronto estanca o saber e a dúvida provoca a inteligência”. Partindo dessa premissa, o que instigou o nosso aluno a aprender foi o desequilíbrio do saber, o qual gerou dúvidas e a partir daí foram em busca de soluções, despertando nos nossos discentes a inteligência para se chegar ao aprendizado.  A conclusão fantástica desse processo foi a seguinte: não só os educandos aprenderam, mas eu também, como mediadora do processo ensino-aprendizagem.













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