quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Olimpíadas de L. Portuguesa-Crônica


Crônica selecionada na escola
Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão
Aluno: Willis Luiz Dantas de Medeiros – Data de Nascimento:16/05/2004, idade: 15 anos
Série: 9º ano
Data: 13/08/2019
Crônica

Belezas e encantos da Comunidade Totoró
 
Parei diante deste magnífico açude para apreciá-lo, uma das mais belas obras desta localidade que têm muitas histórias para contar. Ele encanta todos os seus visitantes com sua beleza e muitos mistérios! Nesse momento, começo a pensar nas histórias que o povo contava desse lugar. Lendas deslumbrantes como a de uma criança que ao nascer foi jogada por sua mãe dentro do açude e por ser pagã, virou uma gigante serpente. Moradores daqui contam que quando o reservatório está cheio, ela fica dentro dele, muitos pescadores dizem já ter presenciado a cobra dentro do mesmo. Eles dizem que ela sai destruindo canoas e tentando afogar pescadores. Muitas pessoas que moram perto do reservatório já viram ou contam que alguém já viu esse fenômeno em suas águas. E dizem que pescadores que voltavam vivos ficavam com medo e não retornavam mais a pescar.
Há outra lenda muito tentadora que o povo desta comunidade conta. A lenda é a seguinte: dizem que existe uma botija escondida dentro de uma caverna, lá no cume do Pico do Totoró. Essa botija é de um fazendeiro muito rico da região, chamado Félix Gomes, que antes de morrer escondeu todo o seu dinheiro e ouro dentro de um baú e com sua ganância que era grande, resolveu subir o pico e lá na caverna matou seus escravos para não contarem a ninguém do seu tesouro e os jogou dentro de um buraco junto com seu baú na caverna, e os mesmos viraram cobras e dizem que guardam até hoje esse tesouro.
As margens deste açude está o mais alto ponto culminante do nosso município, que é o Pico do Totoró! Além de ser uma obra prima da natureza e ter seus encantos foi escolhido junto as geoformas que ficam dentro do nosso açude. Elas lembram um caju e a outra, o formato de um navio em forma de pedra esculpidas pela natureza, fazendo parte do Projeto Geoparque Seridó e a partir de então, toda essa beleza está inserida no Geoturismo. Todos esses pontos históricos são considerados uns dos principais cartões postais de toda a região.
Este açude de águas verdejantes e sua lenda, fascina a todos os turistas que passam por aqui e param para contemplar um dos mais visitados pontos turísticos do nosso município. Ele também é o maior reservatório de água da Comunidade Totoró que serve de irrigações para os agricultores que fazem plantações de hortaliças nas suas margens, das quais muitos tiram sua fonte de renda. Essas mesmas águas também são usados para alimentar os animais.
Não tem quem não se encante, observando esse santuário ecológico, onde os animais adaptados a esse ecossistema, se banham e matam sua cede em suas águas doces. Diante desse presente da natureza, dá para ouvir o cantarolar dos pássaros dessa região, como o canto das rolinhas, bem -te -vis e até os galos-de-campina que embelezam os nossos ouvidos com suas belas melodias.Com suas alegrias, eles brincam ao redor do açude como se estivessem bailando no ar, agradecendo a Deus por tudo que ali existe.
São esses recursos naturais que trazem à comunidade, as belezas e encantos dessa simbiose que a natureza projetou nesse lugar. Tudo isso, é um encanto para os nosso olhos e de todos do Seridó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário