quarta-feira, 6 de julho de 2011

LENDA DA PEDRA DO SINO - CURRAIS NOVOS - RN

   A Pedra do Sino está localizada no municipio de Currais Novos, RN,  na localidade Lagoa dos Santos, próximo ao Povoado Totoró. A sua história virou uma lenda! E quem contava essa história era o contador de história do Povoado Totoró, seu Chico Thomaz( in memória), morador antigo dessa região.
  Conta-se que certo dia João Lobo,um camponês, dono daquelas terras, teve um sonho que havia uma botija dentro dessa pedra e resolveu parti-la em dois pedaços, mas nada encontrou, ficando assim, um dos pedaços que quando   bate-se nela sai um som como se fosse de um sino e da outra parte da pedra não sai som nenhum! É por isso, que essa pedra é conhecida como "A pedra do sino".

Redatoras: Bruna Roberta e Larissa Cristina(alunas do 8º ano do CIPRIANO- Povoado Totoró)
Data: 04 de junho de 2011.
Professora: Maria José da Silva

Conhecendo a história da Lagoa do Santo - Currais Novos-RN

   No dia 4 de junho de 201, a  Escola Municipal "Cipriano Lopes Galvão", fez uma caminhada ecológia aos pontos turíscos doTotoró e adjacências, onde foram feitas paradas e ali realizadas apresentações de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano.
  Uma dessas paradas foi na comunidade vizinha, chamada Lagoa do Santo. Nesse Sítio fica situada a famosa Pedra do Sino e a Lagoa. Essa Lagoa tem muitas histórias para se contar!Dela foi retirado um casco de tartaruga gigante que atualmente encontra-se no Museu Câmara Cascudo, em Natal, Rio Grande do Norte. Nela também foi encontrada uma imagem de um santo, que era de São Sebastião.Foi daí que deu-se sua origem  e também dessa localidade, em sua homenagem. Essa história vem sendo motivos de grande empacto porque vem atraindo muitos visitantes do município de Currais Novos e turístas de outras cidades do RN e também de toda parte do Brasil e do mundo!De acordo com estudos realizados, a existência dessa Lagoa é estimada em 12 mil anos.

Redatoras: Bruna Roberta e Larissa Cristina (alunas do 8º ano do Cipriano - Totoró )
Data: 04 de junho de 2011.
Professora: Maria José da Silva (professora de Lígua Portuguesa)

terça-feira, 5 de julho de 2011

Lenda do alto do caboclo - Caminho que vai para o Povoado Totoró

   Há muitos anos atrás, vinham andando sem destino dois caboclos doentes, morrendo de fome e de sede, e como naquela localidade não tinha moradia eles pararam em um alto e lá morreram de fome e sede.
   Depois de muito tempo, souberam que eles estavam obrando milagres e um homem muito rico que morava em C. Novos disse que se eles ajudassem-o a conseguir um milagre que tanto ele precisava, faria uma capela em sua homenagem. Logo o pedido que o homem fez foi realizado e ele mandou construir como prometeu uma capelinha no alto que todos o conhece como Alto do Caboclo e  a capelinha é  conhecida como a Capela do ALTO DO CABOCLO. E até hoje essa capelinha ainda existe e as pessoas cuidam muito bem dela e dizem que todo pedido que fizerem aos caboclos serão atendidos.
   Muitas pessoas contam muitos mistérios que acontecem nesse alto! Uns dizem que lá, após às 18 horas é mal assombrado e aparecem visões, ou seja, almas penadas,  chamando pelos nomes das pessoas que passam por lá e até pegam carona em motos. Isso são histórias que o povo da redondeza contam.

Postado por:Maria José da Silva (professora de Língua Portuguesa)