sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO - A PRIMEIRA SEMANA DE AULA NO CIPRIANO

                            1º DIA DE AULA DO CLG

                           Fotografia de Maria josé - CHEGADA DOS ALUNOS


ESCOLA MUNICIPAL CIPRIANO LOPES GALVÃO
Fazenda Totoró, Currais Novos/ RN.

     
     Deu-se início às aulas, no município de Currais Novos, no dia 07 de fevereiro de 2011, e aqui  no Cipriano, esse dia foi muito legal! Os alunos foram para o Ginásio de Esportes,da escola,onde reveram seus amigos e professores, conheceram a nova professora de ciências, Josefa  Alexandre, que ficou  no lugar  do  professor  Josenildo Paes.
      Durante toda a semana, às aulas do Cipriano foram boas, segundo seus alunos, alguns mencionaram a criação de um jornal online, pela professora, de Língua Portuguesa, Maria José, no qual os alunos irão postar as notícias trazidas por eles. Além do jornal online, também terá o jornal realizado na rádio da escola e também na sala de aula.
         Os estudantes  dizem  esperar por aulas dinâmicas  e  criativas, além de aulas passeio, onde colocarão em prática  o  que foi visto  na  teoria, em  sala de aula.
        
  
     Fotografia de Maria José - APRESENTAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA

   Escola: Municipal Cipriano Lopes Galvão - Fazenda Totoró/ Currais Novos- RN
   TEXTO: LARISSA CRISTINA DE LIMA  (8ºANO).
    REDATOR: DIEGO COSTA TOMAZ ARAÚJO.
          
    Data da postagem: 17.02.11


                         










quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ESPORTE - A APOSENTADORIA DE RONALDO FENÔMENO

    
   No dia 16.02.2011, quarta-feira, Ronaldo, o fenômeno,deu adeus ao futebol. Foram 18 anos de carreira no futebol.  Desses, 16 anos foram jogando no exterior e 2 anos no Brasil.Três vezes campeão do mundo. Aquele topetinho e aqueles dribles e grandes jogadas vão ficar na história. Ronaldo parou de jogar, porque sofre de uma doença( tireóide), que engorda,e para tomar os remédios tem que parar de jogar.  
 
              Redação: Maria Luisa Santos Araújo.
              Aluna do 8º ano - E.M. Cipriano Lopes Galvão-Totoró.
              Data:24 de fevereiro de 2011.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O uso do jornal em sala de aula


   O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

    A idéia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.

    A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e lingüística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos.

    O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de idéias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

    O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.
    Referências: Trindade, Antonio Alberto (sociólogo).

    Autora: Amelia Hamze
    Educadora
    Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

JORNAL ONLINE CIPRIANO - Saiba o que você encontrará neste jornal


   No Jornal Online, Cipriano, vocês encontrarão várias notícias editadas pelos próprios alunos, professores e demais pessoas da equipe pedagógica.
   Antes de serem postadas, as notícias ou outro gênero textual, passarão pelas mãos dos professores ou supervisores da escola.
   O maior objetivo da Professora de Língua Portuguesa desta escola, Maria José, é integrar sua disciplina as novas tecnologias da informação, onde, o educando aprenderá redigir bons textos com o intuito deles  serem lidos por outras pessoas e não só, por eles e seus colegas, de sala de aula.
   Aqui serão postadas notícias locais, regionais, estaduais, nacionais e mundial, mas tendo como foco as notícias ocorridas nas comunidades e adjacências à escola.
    Esperamos sempre sua visita e deixe seu comentário.

    Currais Novos, 17 de fevereiro de 2011.

    Assinado: Maria José, ( professora de Língua Portuguesa e Inglesa desta instituição de Ensino).